Descubra esse universo!

Olá! Sejam bem vindos ao meu blog, conheça o universo das Letras.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aula sobre gênero do substantivo


O vídeo didático é uma ferramenta valiosa para uma aula atrativa e dinâmica, um caminho de interação entre aluno  e educador na construção do aprendizado. No vídeo abaixo podemos ver um caminho a seguir, pois na construção do saber precisamos de organização e um trabalho em equipe.

Didática e planejamento

Vídeos didáticos

Conceito
   É um recurso audiovisual que permite a síntese entre a imagem e som produzidos, gerando diversidade, sensações a partir do que é transmitido, deixando de ser somente som e imagem, mas passando a ser também uma forma de expressão, que pode gerar elementos de motivção no espectador, tornando-o  crítico. O vídeo  didático é também uma forma diferente de apredizagem, levando quem o assiste a tomar uma iniciaiva da recriação nas formas mais inusitadas.

Tipos e classificações
   Existem vários tipos de vídeos que podemos utilizar como didáticos, muitos são encontrados na internet e tv, como filmes, documentários, vídeoaulas, entre outros, e depois de avaliados pelo professor, adicionados a outras ferramentas, servirão para construção da aprendizagem. Vale lembrar que a utilização de vídeos didáticos, é um recurso a mais na metodologia do  educador, podendo este utilizar os recursos já existentes, de forma bem construída.
   A escolha de um bom vídeo didático é muito importante para a aprendizagem, pois um vídeo mal elaborado e com defeitos pode acabar com as pretensões do professor, quanto a transmissão de um conteúdo. Segue abaixo algumas características para um bom vídeo didático:

- Qualidade científica;
- Exatidão e apropriação;
- Atualização;
- Contextualização;
- Suficiência da quantidade da informação;
- Conhecimentos prévios exigidos do aluno para acompanhar o material;
- Adequação da linguagem e conteúdo ao público;
- Referências; ( autores consultados )
- Tipos e função da música como efeito sonoro;
- Sincronia do som com os demais elementos;
- Presença de índice e sumário;
- duração de vídeos adequada e suficiente para atividades complementares;
- originalidade e clareza, pois a função do vídeo é informar, motivar, ilustrar, sensibilizar e fixar conteúdos;

Trabalhar com vídeos didáticos requer um trabalho em equipe, ou seja entre aluno e professor, onde a troca, cooperação e diálogo construírão uma aprendizagem sólida e dinâmica.




-